
Bruno Alves garante vantagem mínima 1-0 para Portugal
Um golo de Bruno Alves (31m) deu a vitória (1-0) de Portugal sobre a Bósnia, no Estádio da Luz, garantindo a vantagem mínima para o encontro da segunda «mão» do play-off de apuramento para o Mundial agendado para a próxima quarta-feira em Zenica.
Boa entrada de Portugal em campo, com atitude, em busca de um resultado que permitisse encarar o jogo da segunda «mão» na Bósnia com alguma tranquilidade. Raul Meireles (3m) deu o primeiro sinal de perigo, mas foi da cabeça de Liedson (7m) que saiu a primeira grande oportunidade de golo. O levezinho fez a bola passar a milímetros do poste direito da baliza de Hasagic depois de receber de Ricardo Carvalho.
Perante a pressão da equipa lusa, a Bósnia nunca desistiu de atacar nem de visar a baliza de Eduardo sem, no entanto, conseguir incomodar o guarda-redes português.
Deco e Nani estiveram nos principais lances de perigo de Portugal e construíram, aos 31 minutos, o lance do golo de Portugal. O médio do Chelsea deixou no extremo do Manchester United, este cruzou para a área onde apareceu Bruno Alves, ao segundo poste, a cabecear para o 1-0.
Em vantagem no marcador, a Selecção Nacional tirou o pé do acelerador e permitiu à Bósnia criar os principais lances de perigo. Primeiro, Salihovic (38m) obrigou Eduardo a grande defesa, depois, Ibricic (43m) cabeceou à barra na sequência de um canto.
Na segunda parte, a equipa portuguesa tentou dilatar a vantagem e Liedson (56m) esteve quase a consegui-lo. Depois de um pormenor técnico fantástico – colocou a bola por cima de um adversário – o avançado do Sporting ficou frente a frente com Hasagic mas rematou por cima.
Deco (58m), Raul Meireles (59m), Simão (62 e 63m), Fábio Coentrão (70m) – estreou-se como internacional A - e Tiago (90+3m) também tentaram a sorte mas não conseguiram marcar.
O primeiro remate da Bósnia na segunda parte surgiu aos 76 minutos, com Dzeko a atirar às malhas laterais. O mesmo Dezko cabeceou à barra e na recarga Muslimovic rematou ao poste numa jogada iniciada por Pjanic, aos 88 minutos, e que podia ter complicado as contas de Portugal.
Muitas dificuldades esperam Portugal em Zenica, na próxima quarta-feira, no jogo da segunda «mão» para o qual o seleccionador da Bósnia Blazevic não poderá contar com Muratovic, Rahimic e Spahic, amarelados no encontro de hoje ficando por isso castigados.
Estádio da Luz, em Lisboa.
Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra).
PORTUGAL: Eduardo; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Duda; Pepe, Raul Meireles e Deco (Tiago, 83m); Nani (Fábio Coentrão, 68m), Simão (Hugo Almeida, 87m) e Liedson.
Suplentes: Rui Patrício, Miguel, Rolando e Edinho.
Treinador: Carlos Queiroz.
BÓSNIA: Hasagic; Jahic, Nadarevic e Spahic; Ibricic, Salihovic, Rahimic e Muratovic (Pjanic, 86m); Misimovic (Muslimovic, 81m), Ibisevic e Dzeko.
Suplentes: Begovic, Pandza, Berberovic, Bajramovic e Medunjanin.
Treinador: Miroslav Blazevic.
Disciplina: Cartão amarelo para Deco (13m), Ibisevic (14m), Muratovic (36m), Rahimic (47m), Spahic (71m).
Golos: 1-0, Bruno Alves (31m).
Ao intervalo: 1-0.
in abola
Sem comentários:
Enviar um comentário